Lançamento do livro A Glette, o Palacete e a Universidade de São Paulo

by

No dia 12 de dezembro de 2014 (sexta-feira), das 18h às 21h30min, será lançado o livro A Glette, o Palacete e a Universidade de São Paulo, na Livraria EDUSP (primeiro andar do edifício da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin), rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária (USP), São Paulo, SP.

http://www.bbm.usp.br/node/39

https://www.google.com.br/maps/place/Biblioteca+Brasiliana+Guita+e+Jos%C3%A9+Mindlin/@-23.562503,-46.721705,17z/data=!3m1!4b1!4m2!3m1!1s0x94ce56473d94639d:0xdeccbf8feef8a374

A obra, organizada por César Ades (in memoriam), Aparecida Angélica Zoqui Paulovic Sabadini, Carlos Ribeiro Vilela, Neuza Guerreiro de Carvalho e Viktoria Klara Lakatos Osorio, é dedicada à memória do Professor César Ades, nosso querido amigo, mentor e grande incentivador do projeto e que, infelizmente, não se encontra mais entre nós… Mas César Ades deixou sua marca inconfundível em muitas das páginas da publicação. Esteja onde estiver, sua forte presença será sempre sentida entre nós!

A publicação retrata um momento significativo da vida da Universidade de São Paulo (USP), quando os cursos de História Natural, Química, Geologia e parte da Psicologia foram ministrados em um extinto palacete localizado na Alameda Glette, n. 463, em São Paulo, primeira sede própria da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL). Conta com várias imagens do palacete, de professores, alunos e funcionários que vivenciaram essa época, além de fotos de uma centenária figueira – árvore símbolo de todos os que conviveram naquele local. As fotos mais antigas do palacete foram cedidas para reprodução pela Família Street e as fotos mais atuais da Figueira foram gentilmente tiradas pelo fotógrafo esloveno Simon Plestenjak.

O livro é patrocinado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU-USP) e editado pelo Centro de Memória do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), seu lançamento faz parte das comemorações dos 80 Anos da USP.

A publicação, com prefácio do Professor Lino de Macedo, conta com 10 capítulos, sendo sete de autoria dos organizadores e três dos Professores Celso de Barros Gomes, Gilberto Barbante Kerbauy e Walter Hugo de Andrade Cunha.

Além dos capítulos, o livro apresenta depoimentos dos Professores Álvaro Pacheco Duran, Dóli de Castro Ferreira, Ecléa Bosi, Ipoty Penha de Moraes, Mathilde Ranieri Laso, Sérgio Massaro e Therezinha Moreira Leite.

convite_lancamento_a_glette

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: