Palestra – Patrimônio Cultural: Gastronomia da Eslovênia

by

CONVITE

A União dos Eslovenos do Brasil e o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) convidam para a palestra “Patrimônio Cultural: Gastronomia da Eslovênia”, que acontecerá em 15 de março de 2018 (5ª feira), na Biblioteca do IP-USP, às 10 horas. A palestra será ministrada por Janez Bogataj, Professor Emérito da Universidade de Ljubljana, Eslovênia e terá tradução consecutiva (Inglês para o Português) do psicanalista Christian Ingo L. Dunker, Professor Titular do Instituto de Psicologia da USP.

O Evento

A alimentação eslovena e os modos de comer são especiais. A imagem gastronômica e culinária foi criada no centro dos Alpes, Mediterraneo e planície da Panônia onde se encontram culturas milenares e séculos de desenvolvimento histórico-social que condicionaram as formas culturais específicas e estilos de vida no território agora representado pela República da Eslovenia. A partir do ano de 2006, a Eslovênia tem uma estratégia gastronômica e pirâmide culinária representativa com 24 regiões gastronômicas e 316 pratos e bebidas distintas (água mineral, vinhos e destilados).

Nas sociedades tradicionais, a alimentação era simplesmente uma parte dos rituais de comemoração tendo diferentes significados e funções. Hoje, para muitos feriados, a comida é a peça central do ritual, seja na família, com amigos ou na comunidade. Pratos individuais, grupos de pratos e até refeições inteiras formam ligações entre as pessoas; se tornam assunto de conversa, bases para crenças e pontos de vista, e as diretrizes para a formulação de normas e valores.

O Palestrante

O Prof. Bogataj é referência internacional nas áreas de Etnologia e Antropologia Cultural com pesquisas sobre o perfil etnológico dos eslovenos, destacando-se os campos da Gastronomia, Turismo, Patrimônio cultural, Arte de rua, Artesanato e questões relacionadas a mudanças de costumes e caráter nacional.

Programação

10h00
Abertura:
Prof. Valdeir Vidrik (UEB)

10h15
Palestra:
Prof. Dr. Janez Bogataj (Universidade de Ljubljana)

12h00
Encerramento:
Aparecida Amgélica Zoqui Paulovic Sabadini (IP-USP e UEB)

Não percam!

Faça sua inscrição online AQUI.

Evento gratuito.

Endereço
Biblioteca do Instituto de Psicologia da USP
Avenida Professor Mello Moraes, 1721 – MAPA
Bloco C, Cidade Universitária
São Paulo, SP
Tel.: (11) 3091-4391.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: